QUEM FOI NIKI LAUDA?


  • Niki Lauda nasceu como Andreas Nikolaus Lauda em 22 de fevereiro de 1949, em Viena, Áustria.
  • Vinha de uma família de boa condição económica — seu avô era industrial de papel, e seu pai tinha ligações empresariais.
  • Desde cedo demonstrou interesse por corridas automóveis, apesar de não contar com o total apoio da família para seguir essa carreira.
  • Começou em categorias menores do automobilismo: karting, Fórmula Vee, Fórmula 3.

Ascensão no automobilismo e entrada na Fórmula 1

  • Em 1971 fez a estreia na Fórmula 1 com a equipa March.

  • Em 1973 mudou-se para a equipa BRM (British Racing Motors).

  • Em 1974 foi contratado pela lendária equipa Ferrari, que se tornou o palco da sua consagração.

  • Em 1975, já com a Ferrari, conquistou o primeiro título mundial da sua carreira na Fórmula 1.


O grande acidente de 1976 e retorno impressionante

  • Em 1º de agosto de 1976, no Grande Prémio da Alemanha no circuito do Nürburgring, Lauda sofreu um grave acidente: o seu carro bateu, incendiou-se, ficou preso nas ferragens, inalou gases tóxicos e sofreu queimaduras graves.
  • Em poucas semanas, apesar das feridas e riscos, ele voltou às pistas — o que foi considerado uma das mais heróicas recuperações do desporto automobilístico.
  • Mesmo com o acidente, continuou na luta pelo título em 1976, mas acabou sendo batido no final por James Hunt por apenas 1 ponto — um dos duelos mais memoráveis da história da F1.

Continuação da carreira e mais títulos

  • Em 1977, Lauda conquistou novamente o título mundial com a Ferrari.
  • Após sair da Ferrari, ele integrou a equipa Brabham (liderada por Bernie Ecclestone) em 1978-79 — porém os resultados foram menos expressivos.
  • Retornou à Fórmula 1 em 1982 ao volante de um carro da McLaren. E em 1984 conquistou o seu terceiro e último título mundial — com a McLaren.
  • A sua carreira de piloto encerrou em 1985.

Empreendedorismo e função fora das pistas

  • Além da pilotagem, Lauda foi um empresário de sucesso na aviação: fundou companhias aéreas como Lauda Air, Niki e mais tarde outras.
  • Na F1, desempenhou papéis executivos e consultivos após a aposentadoria: assessor de equipas, dirigente, e membro da direcção da equipa Mercedes.

Vida pessoal e saúde

  • Casou-se com Marlene Knaus em 1976; tiveram dois filhos: Lukas e Mathias.
  • Em 2008 casou-se com Birgit Wetzinger, com quem teve gémeos em 2009.
  • Ao longo da vida teve problemas de saúde ligados ao grave acidente de 1976, bem como transplantes renais e de pulmão nos anos posteriores.

Legado e importância

  • Lauda é o único piloto da Fórmula 1 a conquistar títulos mundiais com duas grandes equipas rivais (Ferrari e McLaren) até esse momento.
  • A sua atitude — metódica, focada, sem concessões — e a coragem após o acidente fazem dele uma lenda da modalidade. A sua carreira tornou-se inspiração para pilotos e fãs.
  • O filme Rush (2013) retrata a rivalidade entre Lauda e Hunt em 1976, ajudando a divulgar ainda mais a sua história para além do público de automobilismo.

Breve resumo histórico

Niki Lauda partiu de um jovem com paixão por corridas, mesmo sem total apoio familiar, fez sacrificios (inclusive endividar-se) para entrar na Fórmula 1. Foi campeão mundial em 1975, sobreviveu a um dos mais terríveis acidentes da história dos Grandes Prémios em 1976 e voltou para lutar. Conquistou outro título em 1977, fez uma pausa, voltou com a McLaren e ganhou mais um em 1984. Depois, construiu uma carreira empresarial e de liderança no esporte. Faleceu em 20 de maio de 2019, em Zurique, Suíça.

Comentários

- Mais vistas.